TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, FORMATAÇÃO, LIMPEZA, CONFIGURAÇÃO, GRAVAÇÃO DE DADOS EM CD E DVD, AULAS, CURSOS, CONSULTORIA, ETC... "ORÇAMENTO GRATUITO" - FONE: (51)81949693 - E-MAIL: rogbrum@terra.com.br

Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Windows Vista x Windows 7

Nesta semana está ocorrendo em Los Angeles o WinHEC, um evento da Microsoft destinado a desenvolvedores de hardware.

Uma das principais apresentações do evento foi realizada por Steven Sinofsky (responsável pelo desenvolvimento do Windows 7) e Jon DeVaan (vice-presidente da divisão do Windows Core). Durante a palestra, que durou pouco mais de uma hora, eles mostraram diversas comparações e testes de performance entre o Windows Vista e o Windows 7.

Eu reuni abaixo as principais informações para você, e aonde essa informação aparece no vídeo (12:30 indica 12 minutos e 30 segundos do início do vídeo). Com isso, você pode assistir somente os trechos que te interessam.

12:30 A Telemetria, que é baseada no envio de informações no travamento do Windows p/ a Microsoft toda vez que há algum travamento, mostra que o Service Pack 1 do Windows Vista diminui muito os travamentos de drivers e programas:


Queda nos travementos (linha pontilhada) com o SP1 do Vista

14:45 O Boot Drag Race mostrou que durante a inicialização, o Windows 7 carrega menos serviços, além de carregá-los mais rápido do que no Windows Vista. Ele também lê menos o disco rígido, e com isso o Windows 7 carrega muito mais rápido do que Vista. Também foi mostrado um script que carrega diversos programas, abrindo 70 janelas, e nele o Win7 carregou muito mais rápido do que o Vista:


Windows Vista x Windows 7: quem boota mais rápido ?

16:00 Em comparação com o Windows Vista, o Windows 7 utiliza pouquíssima memória ao abrir 50 janelas. Além de consumir muita memória, o Vista desabilitou o Aero Glass por causa disso. O Windows 7 também utiliza a GPU (processador da placa de vídeo) e a memória RAM da placa de vídeo, agilizando muito o carregamento de janelas e tarefas gráficas. Além disso, o Windows 7 permite que muitas funções sejam executadas em paralelo, aumentando muito a velocidade de carregamento e execução dos programas.


Windows Vista abriu as 50 janelas, mas desabilitou o Aero Glass e gerou mensagem
de falta de memória para executar a ação. O Windows 7 abriu as janelas tranquilamente.


No Windows Vista, quanto mais janelas abertas, mais memória é consumida.
O Windows 7 mantém o consumo de memória constante

17:57 Exemplo da velocidade do Direct2D no Windows 7, que utiliza novas APIs que permitem o uso da GPU. Em uma demonstração com 100 elementos gráficos, a aplicação rodou com 40 fps (quadros por segundo) com GDI sem antialising, e apenas 12 fps com GDI+ (antialising). Ao utilizar a aceleração por hardware, padrão no Windows 7, a aplicação rodou 65 fps com antialising, ou seja, 50% mais rápido do que as aplicações atuais rodando sem antialising:


Windows 7: 5x mais rápido do que o Windows Vista em aplicações com antialising

19:20 O consumo de bateria no Windows 7 é muito menor do que no Windows Vista. Em um exemplo simples na reprodução de um DVD, a bateria dura uma hora a mais no Windows 7 em comparação com o Windows Vista. Em testes internos da Microsoft, o notebook que teve o menor ganho com o Windows 7 teve 20 minutos a mais de bateria em comparação com o Vista.


Windows 7 consome menos bateria do que o Vista


Exemplo de consumo de energia entre os dois sistemas operacionais
durante a reprodução de um DVD

20:50 Foi mostrado um gráfico de uso da CPU durante a reprodução de um DVD: o Win7 consumiu 20% menos (12,6% x 15,3%) em relação ao Vista, e o uso do processador gráfico (GPU) também foi menor. Isso resulta em consumo menor de bateria, além do Windows rodar mais rápido por ter mais poder de processamento.


Windows 7: consumo menor de CPU e GPU

22:22 O Power Efficiency Diagnostics Report gera um relatório com erros e problemas de configuração na conservação de energia, como por exemplo uma política de grupo que obriga o usuário a rodar o notebook com o máximo de velocidade (fazendo com que gaste mais energia), ou periféricos USB com problemas de suspensão de uso quando o notebook entra em status de conservação de energia:


Relatório completo para ajudar a diagnosticar problemas com consumo de energia

26:46 O assunto foi shutdown (desligamento do Windows). Com o Windows 7, o shutdown é muito mais rápido mesmo com serviços que demoram para desligar


Gráfico mostrando o processo de desligamento do Windows em um notebook


O Windows 7 desliga muito mais rápido do que o Windows Vista

32:30 A adoção do Windows 64-bits está crescendo muito devido ao baixo preço da memória RAM. Além disso, as lojas querem vender mais memória RAM (aumentando seus lucros), e preferem a versão 64-bits, que não tem a limitação de 4GB RAM existente na versão 32-bits. Nos EUA, as vendas de computadores com Windows 64-bits representam hoje 25% do total.


Windows 64-bits em crescimento

45:40 Periféricos no Windows 7. O gerenciamento de periféricos e impressoras será muito mais fácil, pois o Windows 7 utiliza uma nova central para isso: Devices e Printers, que mostra imagens reais dos periféricos instalados. Com pendrives, por exemplo, não haverá mais o ”problema das letras”, que ocorre quando você utiliza mais de um pendrive: o Windows associa um drive [K:, L: ou outra] e você não sabe qual drive representa cada pendrive.


O Windows 7 mostra a imagem correta dos periféricos instalados,
mesmo se for um simples mouse


Com pendrives, tudo ficou mais fácil, pois a imagem deles aparece na tela.

47:35 Ao conectar uma webcam Logitech, o uso é imediato:


Windows 7: imagens reais de cada periférico

48:55 Teclado Bluetooth. Como o Win7 suporta nativamente periféricos que tenham padrão Bluetooth 2.1, o funcionamento é simples e rápido.


Bluetooth: integração rápida no Windows 7

51:20 Conexão com uma impressora multifuncional da Epson. O Device Stage permite mostrar todas as funções da impressora, com links e serviços. Ele será uma “central” de acesso ao periférico, evitando que cada periférico abra a sua própria janela, atrapalhando o usuário.


Epson: gerenciamento da impressora através do Device Stage


O Device Stage centralizará as funções de todos os periféricos’, permitindo que o usuário
acesse todas as funções dele. E o funcionamento dele é bastante simples, pois utiliza
um arquivo XML fornecido pela empresa que desenvolveu o periférico. Com isso,
cada periférico poderá ter funções e links próprios.

53:10 Conexão com Nokia N95. O Device Stage abre uma janela com foto do produto, incluindo diversos links e informações externas (download de arquivos, games, manual ..). Tudo isso vem de um arquivo XML fornecido pela Nokia. Não há necessidade de novos drivers nem de upgrade de firmware. Centenas de MP3 e MP4 podem se beneficiar com isso, pois permitem que o usuário conheça funções que são desconhecidas para eles.


Nokia N95: integração total com o Windows 7, sem necessidade
de upgrade de driver ou firmware

54:10 Integração de um porta-retrato eletrônico Wi-Fi com o Windows 7, aonde ele criou uma “rede segura” entre o computador, o porta-retrato e a rede local dele. Com isso, ele consegue enviar para o porta-retrato as imagens que ele quer que apareça ali, além de poder controlá-lo à distância com o Windows 7. Hoje em dia muitos não compram a versão WiFi por acharem o seu uso “complicado”.


Uso de porta-retrato eletrônico Wi-Fi: muito simples no Windows 7

58:04 Exemplo do Windows 7 tocando música em caixa de som de outro computador da rede local. Isso é possível através do Home Group, uma novidade nesse sistema operacional.


Quer tocar uma música no seu computador, mas ouvi-la nas caixas de som de outro
computador da sua redeou periférico ligado no Windows 7 ? Sem problemas..

1:01:00 Uso do netbook Asus Eee 1GB, apenas 16GB SSD, Atom 1,6Ghz com Windows 7. A detecção do monitor externo foi automático (algo que é possível fazer antes mesmo de logar no Windows). O palestrante tirou uma foto com uma câmera digital e usou o Windows 7 para importá-la. Depois ele conectou-se à web via modem USB da AT&T (que foi instalado ali mesmo, na frente de todos) e fez upload da imagem para o site Flickr. Tudo isso de maneira rápida e fácil. Detalhe: o Windows 7 tem uma novo stack para conexão wireless em dispositivos móveis, otimizando a detecção e uso de redes em fio.


Netbook com 1GB de memórira RAM e disco de 16GB roda tranquilamente o Windows 7


Detecção automática de outro monitor ou projetor no netbook


A importação de foto e envio online são tarefas fáceis e rápidas
com o Windows 7 no netbook

1:04:20 Foi mostrado o Windows 7 em um super-computador para gamers (Intel Core i7 quad-processor com turbo-boost, e duas placas de vídeo GeForce 280), que é 150x mais rápido do que o netbook. Ele jogou Crysis Warhead (que exige DirecX 10) em alta definição, e informou que o Win7 poderá ser utilizado em qualquer computador: de netbooks a computadores topo-de-linha. Jon informou que o Windows 7 suportará 256 processadores.


Windows 7 rodando em um computador com processsador Intel Core i7 e
duas placas GeForce 280: 150x mais rápido do que um netbook.


Crysis Warhead rodando sob Windows 7

01:07:05 Windows 7 para uso profissional de criaçao (fotografia e arte): foi mostrado ele em um notebook Sony VAIO com a melhor tela do mercado (17″ e que permite mostrar 100% da gama de cores RGB da Adobe) e um Lenovo com tablet com resolução de 1 centésimo de cm, e com espectofotômetro para calibrar as cores da tela.


Windows 7 rodando em notebooks topo-de-linha para profissionais de criação

01:08:50 No final do evento, Jon mostrou um sensor de luz e acelerômetro, demonstrando como o Windows 7 aproveita as novas tecnologias do mercado. Ele também mostrou o Windows 7 rodando uma aplicação touch-screen conectada a um telescópio e uma lista de empresas que estão desenvolvendo aplicações para touch-screen


Diversas empresas já estão trabalhando em produtos que vão se beneficiar
da tecnologia de touch-screen do Windows 7

UFA ! É isso aí ! Em breve eu postarei mais infos interessantes sobre o Windows 7.

Aurélio “Baboo” Minerbo
MVP Windows Desktop Experience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...