TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, FORMATAÇÃO, LIMPEZA, CONFIGURAÇÃO, GRAVAÇÃO DE DADOS EM CD E DVD, AULAS, CURSOS, CONSULTORIA, ETC... "ORÇAMENTO GRATUITO" - FONE: (51)81949693 - E-MAIL: rogbrum@terra.com.br

Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Discos rígidos: mais rápidos sob Windows 7

 

Muito se fala sobre a performance dos SSDs (discos de estado sólido), mas será que eles são mesmo melhores que os HDs comuns? Esse artigo compara a performance de HDs comuns da Western Digital com a de dois SSDs, um da Intel e um da OCZ, no Windows Vista e no Windows 7 (que inclui algumas otimizações específicas para SSDs).
Western Digital Raptor 74 GB (10,000 RPM, SATA)

Neste primeiro teste veremos como o Western Digital Raptor se sai no Windows 7 RC x64 e o Windows Vista Ultimate SP1.

Os resultados do primeiro teste mostram que as velocidades de leitura e gravação foram praticamente as mesmas, embora a taxa de burst tenha sido um pouco melhor no Windows 7.
Intel X25-M 160 GB (MLC Solid State, SATA II)

No segundo teste, os números no Windows Vista e no Windows 7 foram bem maiores com o SSD da intel. Este modelo possui 160 GB de capacidade e taxa de leitura de até  200 MB/s.

Como podemos perceber pelos gráficos, o Windows 7 é bem mais eficiente na forma como trabalha com o SSD. No Windows Vista, o SSD ficou com uma média de 171 MB/s até 206 MB/s, enquanto que no Windows 7 os valores saltaram para 223 MB/s até 234 MB/s.
OCZ Vertex 120 GB (MLC Solid State, SATA II)

Com a popularização dos SSDs, a Microsoft adicionou algumas otimizações ao Windows 7 que ajudam a melhorar a performance dos drives e aumentar sua vida útil.
Se o drive se identifica como um SSD para o Windows 7 (o que pode ser feito através da nova especificação ATA), o sistema operacional faz certos ajustes que ajudam o drive a conseguir uma melhor performance.
Por exemplo, se o Windows 7 identificar o drive como um SSD, ele desativará a desfragmentação e também habilitará o suporte para o "TRIM" (também conhecido como DisableDeleteNotify). O TRIM é um complemento para a especificação ATA que possibilita uma maior performance ao mesmo tempo em que diminui o esforço do drive.
Para tirar proveito deste recurso no Windows 7, o SSD precisa suportar o TRIM em seu firmware. Os testes abaixo utilizaram o OCZ Vertex com e sem o suporte ao TRIM via firmware.

Quando o Windows 7 detecta o SSD propriamente, podemos notar pequenas melhorias na performance da leitura e gravação. O aumento na performance de leitura/gravação/burst foi mínimo, já que o TRIM não foi desenvolvido como um recurso que visa especificamente melhorar a performance mas sim para ajudar a aumentar a vida útil do SSD.
Agora que sabemos que o Windows 7 é a melhor escolha para quem procura por boa performance de disco, os benchmarks abaixo foram feitos com diverso modelos com diferentes capacidades.
- Western Digital Green 1 TB SATA-II
- Western Digital VelociRaptor 300 GB SATA-II
- Western Digital Raptor 74 GB SATA
- OCZ Vertex 120 GB SSD SATA-II (1.10 Firmware)
- Intel X25-M 160 GB SSD SATA-II (04098820 Firmware)

Os SSDs novamente se saíram melhor. É impressionante ver que um deles conseguiu inicializar o sistema em apenas 30 segundos.
HDTune Pro Storage Benchmark - Performance de Leitura/Gravação

Novamente os SSDs foram melhores, mas o OCZ Vertex bateu o modelo da Intel por uma grande margem durante o teste de gravação.
PCMark Vantage Benchmark

Adobe Photoshop CS4 (carregando um PSD com mais de 1.5 GB)

Crysis (tempo de carregamento de nível)

No Windows 7, os SSDs mostraram uma performance muito melhor do que a conseguida com os HDs nos testes acima. Estrahamente, o OCZ Vertez bateu o modelo da Intel no teste como Photoshop, enquanto que no teste do Crysis ocorreu o contrário.
IOMeter

Neste teste nem é preciso dizer muito. Os SSD humilharam os HDs comuns no IOMeter, chegando atingir uma velocidade 10 vezes maior.
Conclusão
A dupla SSD + Windows 7 realmente mostrou do que é capaz. Com os preços dos SSDs diminuindo, vale apena investir um pouco mais caso você queira drives que ofereçam boa performance e baixo consumo de energia.

Fonte: http://www.baboo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...