TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, FORMATAÇÃO, LIMPEZA, CONFIGURAÇÃO, GRAVAÇÃO DE DADOS EM CD E DVD, AULAS, CURSOS, CONSULTORIA, ETC... "ORÇAMENTO GRATUITO" - FONE: (51)81949693 - E-MAIL: rogbrum@terra.com.br

Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chimarrão emagrece!

A bebida típica do sul do País, considerada um alimento quase completo pelos especialistas, faz bem para a pele, coração e a respiração, além de garantir a perda de até 2 kg por semana.
Quem diria que o hábito gaúcho de tomar chimarrão diariamente, além de prazeroso, pode emagrecer. Pois a erva-mate se revelou muito eficaz na redução da gordura corporal. Estudos apontam que ela é rica em xantinas (cafeína, teofilina) e tem ação termogênica: aumenta o gasto energético e, simultaneamente, promove a lipólise, ou seja, a degradação das gorduras no nosso organismo. Por isso é utilizada como um coadjuvante em programas de emagrecimento.
Mas, para obter esse efeito, é preciso ingerir a quantidade adequada da bebida. A nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo, garante que os fi- toquímicos presentes na erva-mate facilitam a queima de gorduras. “Se uma pessoa tomar cerca de 1,5 litro de chimarrão por dia e mantiver uma rotina saudável, pode perder até 2 kg por semana. Prático de preparar e sem calorias, o chimarrão é ótimo também para a manutenção do peso”, revela.
Você sabia...
...que o processo de fabricação da erva-mate do chimarrão é diferente do conhecido mate tostado que estamos acostumados a consumir em chás? A erva é a mesma, porém a do chimarrão passa pelo processo de sapeco, secagem e moinho, garantindo assim mais benefícios nutricionais, enquanto a outra é apenas seca e tostada.
Erva do bem
O consumo da erva-mate está ligado ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade. “Ela também tem fortes propriedades diuréticas e laxativas, por isso auxilia no emagrecimento”, revela a professora de Nutrição Gilberti Hübscher, especialista em fi- siologia cardiovascular, do Centro Universitário Feevale, de Novo Hamburgo, RS.
A bebida contém alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e caféico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. “Por isso a erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo”, afirma Vanderli.
O Instituto Pasteur e a Sociedade Científica de Paris fizeram um estudo sobre essa erva e relataram descobertas inacreditáveis. Os pesquisadores concluíram que ela contém praticamente todas as vitaminas essenciais para a manutenção da vida. Exagero ou não, pesquisas comprovam que a erva atua ainda sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo-medular.
“Ela é considerada um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular”, observa Gilberti Hübscher, especialista gaúcha que há 15 anos estuda os benefícios da ervamate e a indica a seus pacientes. Segundo ela, a erva-mate contém altas concentrações de vitamina E, considerada eficaz na regulação das funções sexuais; além de possuir cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis à vida.
Como preparar o seu
1. Preencha a cuia (recipiente próprio) com 2/3 de erva-mate para chimarrão.
2. Tape a cuia e incline-a ao ponto de encostar a erva-mate em uma das laterais.
3. A água deve ser colocada na parte vaga da cuia. (Na primeira vez que fizer isso, use água morna, para evitar que se queime a erva, o que deixaria o chimarrão amargo). Depois da primeira dose, deve-se pôr água quente, mas sem que esteja em ponto de ebulição, ou seja, sem ferver.
4. Tape o bocal da bomba com o dedo polegar e coloque-a dentro da cuia, descendo-a rente à sua parede. Não deixe que ela se misture à erva, evitando o entupimento da bomba. Se a água descer depois que você retirar o dedo do bocal, seu chimarrão estará pronto para ser saboreado (sempre sem açúcar).
Tá quente, tá frio
A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma árvore originária da região subtropical da América do Sul, presente no sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina. Os índios das tribos guarani e quíchua tinham o hábito de beber infusões preparadas com suas folhas. Hoje em dia esse hábito continua popular nessas regiões, onde a erva é consumida bem quente – o popular chimarrão. Mas ela também pode ser usada para preparar uma bebida gelada, como o tereré, famoso no Mato Grosso do Sul e no Paraguai. Apesar de ser considerada digestiva e diurética, a bebida não é indicada a hipertensos ou para quem sofre de insônia e tensão emocional, que se manifesta por agitação e palpitações. “Pessoas com anemia também devem evitar a bebida, porque a teína diminui a absorção do ferro”, explica Gilberti Hübscher.

27 comentários:

  1. emagrece mesmo duvido o que mais vejo no sul e a velharada gorda tomando e nao vejo nem uma beldade srrsrsr

    ResponderExcluir
  2. ooow anônimozinho aí de cima:
    aqui no sul as pessoas tem o o costume de comer muuuuuuita mas muuuita carne, ai tomamos o chimarrão para não ficar com aquele peso no estômago, imagiina se não tomassem chimarrão!
    iriam ter vários problemas, já que comem muita carne, e seriam muito mais gordos!
    Aline w.

    ResponderExcluir
  3. Pó dai, cara é bom mesmo, tomo todos os dias, e um prazer você comer e depois tomar um chimarrão, você fica calmo, adigestão flui melhor e realmente perder peso, ja perdi em 3 semanas 2kg.
    Tai acredita.

    ResponderExcluir
  4. VOU COMEÇAR A TOMAR MAS VOU FAZER ESTE CHÁ NA CAFETEIRA ITALIANA E DEPOIS BEBO SÓ O SUCO É MAIS PRATICO E RÁPIDO, OK.

    ResponderExcluir
  5. Posso falar apenas por mim. Eu tomava muito chimarrão, pesava 49 kg,parei de tomar chimarrão, já estou com 54kg. Preciso urgentemente retomar este hábito que é muito saudável, e mesmo no verão só faz bem.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo aí do primeiro comentário!
    faça o favor de se enxergar, o povo MAIS INVEJADO DO PAÍS é o povo gaúcho, por sua tradição, hospitalidade e BELEZA!
    qualquer um percebe que vc só está dizendo isso pq tem inveja

    ResponderExcluir
  7. btf cara, os gauchos são o povo mais invejado do mundo!
    Eu sou do sul, sou do sul
    É só olhar pra ver que eu sou do sul, sou do sul
    A minha terra tem um céu azul, céu azul
    É só olhar e ver
    Hospitalidade: Você, que não conhece meu estado
    Está convidado a ser feliz neste lugar
    A serra te dá o vinho
    O litoral te dá carinho
    E o guaíba te dá um pôr do sol lá na capital
    (música "Eu sou do sul"- os serranos)

    ResponderExcluir
  8. Olá , pois gostaria de expressar a minha admiração pela gente boa do Sul, onde o aconchego ainda existe e a cultura não morreu.
    O Rio de Janeiro tá uma mistureba danada , gente favelada nascendo cada vez mais e o funk predominando as familias. Estou indo embora daqui ,comprar um terrenão no sul e criar galinhas, plantar arvores frutiferas, fazer pão caseiro,criar peixe e beber muiiiiiito chimarrão!! e claro ficar com corpinho da Kate Middleton (pretendo comer churrasco mas nda de exageros.)E chimarrão emagrece mesmo viuuuuu?????

    ResponderExcluir
  9. bah e mesmo? vou iniciar o tratamento ja!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Isa....
    tinha que ter um anonimo besta para estragar a alegria dos gordinhos...claro que chimarrão emagrece, por que nem se sente fome quando tomando um bom chimarrão.!!!

    ResponderExcluir
  11. Ficam falando do povo do sul, que é gordo e tal... mas, vocês já pararam pra perceber de onde a Gisele Bundchen veio? Haha, pois é, ela é daqui do Sul. :) E é linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, mas ela não é gorda pq não mora aí...

      Excluir
  12. Sou de Santa Catarina e aqui, principalmente no oeste serrano, o chimarrão é muito consumido. É um hábito bom e necessário uma roda de chimarrão!

    ResponderExcluir
  13. Como alguém ousa falar que o gaúcho é gordo e feio?? Gente gorda e feia tem em todo lugar! Sou carioca e amo o Rio de Janeiro, mas não moro mais lá a 2 anos. Moro no Rio Grande do Sul, lugar de gente bonita e educada, beeeem diferente do povo carioca, que se acha muito malandro... Tomar chimarrão emagrece sim e faz muito bem pro organismo! Pra quem está de dieta é altamente recomendável!

    ResponderExcluir
  14. ´NEIA. AMEI ESSA DICA SOBRE O CHIMARRAO.LEGAL TENHO AMIGOS LA NO SUL.VOU FAZER ISSO.COMSUMIR DEPOIS CONTO PARA VCS.

    ResponderExcluir
  15. Gente, é importante informar que o chimarrão é um HÁBITO na nossa cultura, em todas as casas que tiver um gaúcho lá está a cuia, a bomba e a térmica prontas para preparar um chima! Como nosso clima é muito frio, e nosso inverno longo, a bebida aquece nosso dias. Além disso tudo, o chimarrão é um grande companheiro, por isso é comum aqui vc ver as pessoas sozinhas nos parques, praças acompanhadas da sua fiel "mateira" (porta chimarrão)... Fico muito feliz em saber que´a erva mate tem todas essas prpriedades beneficas a saúde! Não é a toa que temos em nosso estado o maior indice de longevidade do pais! Parabéns a todos meus conterrâneso que preservam as tradições e ganham qualidade de saúde! A todos os outros que estão falando mau o meu, sinto muito, por não haver em sua cultura hábitos tão bacans como nosso bom e velho CHIMARRÃO! Bah eu adoro, é tri bom ichê!!!

    ResponderExcluir
  16. O anonimo do primeiro comentario,bem se ve que vc nao conhece o pessoal aqui do sul né,GORDO,um exemplo da gente daqui é nossa miss brasil,gaúcha tche!>>>>>>>>>TOMA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Morei em PoA 2 anos. Conheci muita gente incrível por lá. Adoro chimarrão. Achei essa reportagem justamente por que resolvi preparar um chima aqui. Mas lugar de hospitalidade é Minas Gerais. Gaúcho tem mania de achar que o melhor lugar do mundo é o Rio Grande do Sul, porém nunca saiu do seu estadinho, no máximo foi pra Floripa e fica nessa de "somos os melhores". Amo PoA e tudo mais, mas a arrogância de pensar que moro no melhor lugar não me pertence.

    ResponderExcluir
  18. Boa dica!não custa tentar!!!

    ResponderExcluir
  19. ja gostava sem saber q era bom pra emagrecer.

    ResponderExcluir
  20. eu tive o previlegio de experimentar o chimarrão e adorei um amigo gaucho me deu pra tomar e hj predendo incluir no meu codidiano as vantagens do chimarrão e mt bom agora então q descobri q emagrecer ADOREI ESTA NOVIDADE

    ResponderExcluir
  21. Amo chimarrão, tomo todos os dias, sou Paranaense, mas adiquiri o costume com meus avós que são gaúchos. Uma delícia! Bom saber que ajuda emagrecer.

    ResponderExcluir
  22. ola o povo gaucho emuito unidos caloros sou do sul e moro em rondonia sou apaixonada pela essa naçaõ gaucha suas festa não tem nem comparação e coisa simples e respeitada fara q tem uns gaucho de tirar o folego um charme so em suas bombacha......eu adoro

    ResponderExcluir
  23. Inverno está chegando com o outono dando mostras por vezes do que está por vir! e nada melhor que um mate recém cevado para acompanhar o tempo gelado aqui do sul, se serve para a perca de peso eu não sei, más que é ótimo para passar umas horas disso não tenho dúvidas! salve o maté companheiro de todas as horas!

    ResponderExcluir
  24. val gostei muito de saber que essa erva emagrese vou faser uso no meu cotidiano

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...