TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, FORMATAÇÃO, LIMPEZA, CONFIGURAÇÃO, GRAVAÇÃO DE DADOS EM CD E DVD, AULAS, CURSOS, CONSULTORIA, ETC... "ORÇAMENTO GRATUITO" - FONE: (51)81949693 - E-MAIL: rogbrum@terra.com.br

Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Descubra o que são os badblocks em seu HD e como são causados!

Nunca houve entraves tão grandes ao desenvolvimento da informática como o aquecimento dos componentes e as limitações dos discos rígidos. Este último é o resquício da mecânica entre os componentes eletro-eletrônicos que compõe um PC convencional, e por ser um componente mecânico está sujeito ao desgaste durante sua utilização. Um dos sinais de que o HD está desgastado e prestes a falhar é o aparecimento de badblocks e é sobre eles que falaremos neste tutorial.
A quebra de HDs é um fenômeno muito comum nas assistências técnicas. O principal problema encontrados por nós, técnicos em manutenção, são os tais dos badblocks. Resumidamente os badblocks são setores defeituosos que aparecem no disco rígido devido a algum trauma sofrido pelo HD.
Que traumas são esses?
A maioria desses traumas são causados pelo usuário e vão desde uma pancada no gabinete/notebook até um desligamento inadequado do sistema operacional.
Ao contrário dos desktops, que estão fixos em um lugar, os notebooks estão mais expostos a esses traumas devido a sua mobilidade. Muitos usuários ignoram a fragilidade dos HDs e jogam os notebooks em cima das coisas sem o menor cuidado e depois ficam se perguntando porque apareceram problemas no seu note. Outro fato comum e que causa danos irreparáveis aos HDs de notebooks, são os desligamentos ocasionados pela falta de bateria (quando esquecemos os notebook ligado na bateria e ela acaba).
Exemplo de HD com vários BadBlock's:

Como surgem os badblocks ?

Imagine um toca discos. O disco é a fita magnética do HD e aquela cabecinha que fica deslizando sobre o disco é a cabeça de leitura do HD. Imagine agora que nós balançamos bruscamente o toca discos com um disco tocando (demos um chute no gabinete com o HD em funcionamento). Aquela cabeça de leitura vai tocar no disco (a cabeça de leitura vai tocar no HD) e vai arranhá-lo, impossibilitando sua leitura (nos HDs esse arranhão impede a leitura e a gravação de dados). É assim que surge um badblock causado por uma pancada.
Alguns badblocks surgem devido a entrada de ar e/ou poeira no HD, danificando o disco da mesma maneira que uma pancada.
De maneira geral um HD que possui badblocks está condenado a ser um HD falho, que mais cedo ou mais tarde irá falhar. É só uma questão de tempo.
Mas como eu disse anteriormente. os badblocks, quando aparecem, ocupam alguns setores do HD, não todos. Sabendo disso, alguns programas prometem retirar os badblocks do disco rígido, o que não é uma verdade. O que esses programas – como o HDD Regenerator – fazem, é isolar esses setores do restante do disco, fazendo com que eles não sejam enxergados pelo sistema operacional e consequentemente não sejam usados por este.
A verificação do HD à procura de badblock pode ser feita, no caso do Windows, com programas como o HD Tune. Caso o computador não esteja entrando no sistema operacional, pode-se recorrer ao Hiren’s Boot CD que possui os utilitários de testes dos principais fabricantes de HD.
Concluindo, você deve saber que não há cura para badblock e que na maioria dos casos o problema é crônico, ou seja, a tendência do problema é piorar cada vez mais. Chegando ao ponto onde você não consegue sequer formatar o computador.
Espero que vocês tenham entendido o que é e como surgem esses setores que insistem em levar nossos HDs pro saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...