Sistemas da NASA também foram infectados
Especialistas em segurança alertaram nesta semana para um novo malware que está se espalhando rapidamente por e-mail.
O worm chega em mensagens com o assunto “Here you have” e contém o que parece ser um link para um arquivo PDF. O link na verdade leva a vítima para uma página hospedada no domínio members.multimania.co.uk e tenta fazer o download de um arquivo .scr.
Se a vítima concordar com a instalação do arquivo, o computador será infectado e o worm se autoenviará para todos os contatos que ele encontrar.
O worm chegou a causar diversos problemas em sistemas de e-mail corporativo, já que o excesso de mensagens enviadas acabou causando uma sobrecarga nos servidores.
O SANS Internet Storm Center recebeu diversos relatos sobre redes corporativas sendo derrubadas por culpa do worm, disse Marcus Sachs, diretor do grupo.
Segundo informações da ABC News, sistemas da NASA (a agência espacial norte-americana), Comcast, AIG, Disney, Proctor & Gamble e outras empresas foram afetados pelo worm.
Até o final da tarde de quinta-feira, o worm ainda não era detectado pela grande maioria dos softwares antivírus, de acordo com o site VirusTotal.
O worm é similar ao ILoveYou e ao Anna Kournikova, que causaram diversos problemas em 2000 e 2001.
De acordo com informações publicadas pela Microsoft, o worm conhecido como Worm:Win32/Visal.B também se espalha ao copiar a si mesmo para os drives locais das máquinas e para drives compartilhados em rede.
O corpo da mensagem de e-mail contendo o worm exibe o texto "Hello... this is the document I told you about, you can find it here". Como ele se espalha usando as listas de contatos dos usuários, a mensagem geralmente chega de uma pessoa conhecida.
Usuários de softwares antivírus devem instalar novas definições o mais rápido possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário