TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, FORMATAÇÃO, LIMPEZA, CONFIGURAÇÃO, GRAVAÇÃO DE DADOS EM CD E DVD, AULAS, CURSOS, CONSULTORIA, ETC... "ORÇAMENTO GRATUITO" - FONE: (51)81949693 - E-MAIL: rogbrum@terra.com.br

Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pra que serve a terapia?

Os profissionais da área, sempre que vão falar da importância e da finalidade de uma terapia, associa-se o atendimento infantil para uma maior compreensão, sendo a seguinte: ‘quando temos uma dor no braço procuramos o ortopedista, quando estamos com dor na garganta procuramos o otorrino, mas e quando a dor é a tristeza e não sabemos de onde vem, quem procuramos? O psicólogo!’. Esta é uma das explicações mais simples e claras em relação à terapia, no entanto, ainda são muitas as pessoas que não acreditam na eficácia e ajuda que a terapia oferece, assim procuram outros métodos mais rápidos e considerados de maior eficácia, os quais não trazem nenhum resultados. Desta forma, antes de tudo é necessário que você tenha em mente que um psicólogo não é um amigo pago, e mesmo que pareça uma simples conversa, o terapeuta jamais lhe dá conselhos ou/e opiniões do que fazer.

O principal papel do terapeuta é ajudar no autoconhecimento, onde para os profissionais a situação é semelhantes a esta: as pessoas chegam no consultório com um guardarroupa literalmente bagunçado e como consequência disso, não é possível encontrar nada, o que faz necessário saber quais são as roupas limpas, as sujas, as que não servem mais, as que nunca foram usadas e aquelas que sua existência era desconhecida. Após a arrumação toda do guradarroupa é possível ver o que antes era impossível, isto é, quando estamos com o guardarroupa desarrumado dificilmente conseguimos pensar e encontrar respostas para o que queremos, desta forma, é comum as pessoas que estão de fora as situação ver mais claramente do que a pessoa que está envolvida, seja a situação uma traição, um relacionamento conturbado e outras. Por isso, pode-se dizer que o psicólogo não lhe dá as respostas, mas sim lhe ajuda a encontrá-las.

Geralmente, neste caminho da busca pelas respostas é possível que a pessoa de depare com traumas que foram adquiridos, ou melhor, você é atualmente é o resultado de tudo que já viveu, certo? Há casos em que uma mulher traída sofre de depressão, o que é nada mais do que a repetição do que a sua mãe teve, e que por não possuir outro exemplo acredita que o relacionamento é comum e que isso é amor. Com a terapia é possível que a pessoa que esteja sofrendo com este problema possa reviver o trauma e recriar a partir uma forma positiva à caminho da cura. No entanto, não pode-se dizer que a terapia é agradável, pois reviver certos traumas podem trazer sofrimentos e assim, são várias as pessoas que preferem interromper as sessões para acabar com a dor.

É literalmente um ato de coragem seguir em frente, mas há ainda muitos que estão parados, e isso não quer dizer que você deva ir ao psicólogo pelo fato de ter dado certo para uma amiga ou para o marido, pois a vontade precisa partir de você e principalmente ter a consciência de que mudar dá trabalho. Para os corajosos que aceitam seguir em frente com a terapia contam com uma grande chance de melhorar a qualidade de vida e por consequência, a felicidade se aproxima cada vez mais. Os profissionais relatam que todo paciente tem grandes chances, sendo 50% do terapeuta e 50% da pessoa, mas atenção, recorra a apenas profissionais qualificados para tal atuação, e para isso certifique-se de que ele está inscrito no Conselho Regional de Psicologia no site do Conselho (www.pol.org.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...