É muito comum pegar por aí dicas de conservação, direção e até reparação de veículos com outros motoristas mais experientes, ou até mecânicos e instrutores de auto-escolas, mas muito do que se ouve é mito.
hoje resolvi fazer esta lista com os 10 maiores mitos envolvendo veículos. Confira:
10 – Gasolina aditivada aumenta a potência do carro.
Infelizmente, grande parte das pessoas acredita que a gasolina aditivada serve para aumentar a potência, doce engano. A gasolina aditivada tem “detergentes” a mais em sua composição, que limpam todo o sistema de alimentação e garantem maior vida útil ao motor.
9 – Óleo de mamona não causa danos ao veículo.
Errado. O óleo de mamona pode ressecar componentes feitos em plástico ou borracha. Muitos estabelecimentos ainda lavam a parte de baixo do carro com tal óleo, o que acaba causando ressecamento em coifas, buchas e batentes.
8 – O alarme faz a bateria descarregar.
Muitos eletricistas fazem tal tipo de comentário para “prejudicar” a loja de som que instalou o alarme, ou até para empurrar um alarme novo. Pois bem, é MUITO raro que um alarme seja a causa da bateria descarregada, uma vez que seu consumo é mínimo e ele não é usado o tempo todo, como faróis e componentes de ignição.
7 – Fluído de arrefecimento é inútil.
Também conhecido como fluído de radiador, ele possui aditivos que limpam o sistema de refrigeração do motor, aumentam o ponto de ebulição e também diminuem a temperatura de congelamento da água. Além disso, o fluído do radiador evita a oxidação interna do motor e deixa a troca de temperatura bem mais eficiente.
6 – Manômetros (relógios) só têm função estética.
Os “relógios” que muita gente adora colocar no carro ganharam a fama de acessórios estéticos, no entanto, ainda garantem ótimo monitoramento das condições do veículo, como pressão de óleo, temperatura da água, pressão de turbo e rotações por minuto. Informações assim podem até salvar um carro =]
5 – Motor não pode ser lavado.
Muito pelo contrário, o motor pode ser lavado sim. Obviamente, com os devidos cuidados com a injeção eletrônica e as vias de admissão. O recomendável é que o motor seja lavado ao menos, uma vez por ano, usando água quente sob pressão.
4 – Os vidros do carro devem ser limpos com álcool.
NUNCA! O álcool mancha os vidros, e se o carro tem insul-film, é pior ainda. Os vidros do seu carro devem ser limpos com água e detergente. Para secar, basta usar um rodinho.
É assim que os vidros devem ser limpos!
3 – Pneu recauchutado não é perigoso.
Um pneu recauchutado nada mais é que um pneu velho com uma nova “capa” presa sobre ele. Agora imagine o que pode acontecer se a tal capa sair do pneu a 100 km/h numa rodovia. Em carros pequenos a galera não usa tanto, mas ainda há grande procura por parte dos proprietários de caminhões, afinal o preço chega a ser 50% mais baixo que um pneu novo.
2 – Passar de lado na lombada protege o carro.
MENTIRA! E das mais graves. Este é um costume de proprietários de carros rebaixados, que pensam que assim seu carro passa mais fácil e sem impactos por uma lombada. Quando o cara passa de lado (na transversal) por uma lombada ou quebra-molas, provoca uma torção em toda a estrutura do veículo. Isso pode causar rachaduras no veículo, quebra de escapamento e problemas em suspensão.
1 – Carro estacionado tem que ficar engatado.
O freio de estacionamento (famoso freio-de-mão) não foi inventado em vão. Veículo parado tem que ficar apenas no freio de mão, nada de engatar. Imagine que seu carro esteja parado e alguém bata nele. Se estiver engatado, há uma grande probabilidade de o câmbio quebrar e o coisas retirada do :shockmotors
Nenhum comentário:
Postar um comentário