Quando se fala na qualidade da água potável e tratada, a qual sai da rede de distribuição e chega à nossas casas podem não chegar tão limpas às nossas torneiras, não? Desta forma, você já parou para analisar a situação e condição do encanamento de sua casa? Sujeira e ferrugem nos canos podem colocar em risco a água potável que chega em sua residência. E a sua caixa d’água? Você a limpa frequentemente? Nunca limpou? Então, saiba que você não é o único, pois a grande das caixas d’água nas casas de todo o Brasil também nunca sofreram uma limpeza, o que provavelmente pode colocar em risco a qualidade da água e a saúde de toda a sua família devido à chance de contaminação de doenças. Saiba que a caixa d’água deve ser lavada ou limpa a cada seis meses, e desinfetada com cloro. Você não sabe como realizar tal limpeza? Então não se preocupe, pois lhe ensinaremos passo a passo de como limpar a caixa d’água de sua residência, assim siga as dicas e instruções logo abaixo:
-A princípio, é importante que você confira e certifique-se de que não existe rachaduras e nem infiltrações;
-Em seguida, feche o registro de entrada da caixa d’água;
-Abra as torneiras internas de sua casa para esvaziar a caixa, sendo que uma dica importante para você poupar água é fechar o registro horas antes de realizar tal tarefa, desta forma, ao invés de jogar a água torneira à baixo, você e sua família poderá utilizá-la;
-No entanto, antes que a sua caixa d’água esvazie totalmente, feche as torneiras para que fiquem retidos pelo menos 15 centímetros de água no fundo para auxiliar na limpeza;
-Coloque uma bucha de pano na saída de água da caixa, para que você evite a entrada de sujeiras na tubulação;
-Inicie a limpeza usando a esponja ou escova de nylon macia, esfregue as paredes da caixa, e jamais utilize sabão, detergente ou produtos do gênero para realizar a limpeza da caixa. Remova toda a água e a sujeira contidos no fundo e das paredes com o auxílio de panos limpos e de baldes.
-Abra o registro de entrada de água e deixe que o nível chegue novamente aos 15 centímetros, e feche o registro. Repita tal procedimento no mínimo 4 vezes.
-Em seguida, remova a bucha de pano e abra o registro de entrada para o enchimento da caixa, e acrescente na nova água um litro de água sanitária ou um copo de hipoclorito de sódio.
-Com o fim do enchimento de água e com a adição de água sanitária ou de hipoclorito, feche mais uma vez o registro de entrada, e deixe a água em repouso pelo menos duas horas.;
-Com o passar do período, esvazie completamente a caixa de água e abra todas as torneiras para que tal água desinfete todas as tubulações de sua residência.
-Para terminar esta trabalhosa limpeza, feche as torneiras e tampe a caixa d’água. Pronto, agora a sua caixa estará desinfetada e se encontrará nas melhores condições para receber a melhor água.
Verdadeiramente a limpeza de caixa de água necessita de tempo disponível, paciência e vontade, pois é muito trabalhoso tal atividade, sendo que deve ser realizada no dia em que a água será usada em pouquíssima quantidade, já que deve permanecer de molho por pelo menos 2 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário