
No Brasil, atualmente o câncer de mama é a doença que mais causa morte entre as mulheres, principalmente pelo fato de que a maioria dos casos é descoberta tardiamente, estágio em que o câncer está avançado. Desta forma, a maior e eficaz ferramenta para o combate ao câncer de mama que as mulheres têm nas mãos é o diagnóstico precoce, sendo que o quanto antes for descoberto, maiores são as chances de obter sucesso no tratamento da doença. Dentre os fatores de risco para a doença pode-se encontrar o histórico familiar e idade superior aos 50 anos, fase em que a mulher se encontra na menopausa. Entretanto, outros fatores também fazem presentes, como alimentação fonte de gorduras, estilo de vida sedentária, excesso de peso, cigarro e álcool, os quais são os considerados vilões e aliados para o aparecimento do câncer de mama. Contudo, a maior parte das mulheres não sabe que é através de visitas periódicas ao médico para a realização de exames e simultaneamente com pequenas modificações no estilo de vida que é possível prevenir o câncer de mama.
Entre as modificações da rotina, a mais importante é se movimentar, isto é, realizar a prática de exercícios físicos é de grande e extrema importância, sendo que se você perceber que não possui fôlego para encarar a academia, procure fazer alguns minutos de caminhada, por exemplo. Para se ter uma ideia, trinta minutos diários de caminhada é o suficiente. Além disso, procure lutar contra a balança, sobretudo, se você já tem passado pela menopausa, tendo como meta manter o IMC (Índice de Massa Corpórea) inferior a 25. Desta forma, para lhe ajudar neste controle de ganho de peso é indicado que você realize a ingestão de frutas, legumes, verduras, e assim eliminar de sua dieta os carboidratos, os alimentos muitos adoçados e gordurosos. Procure se alimentar de proteínas, as quais são facilmente encontradas em carnes magras como de peixe ou de frango, e opte por óleos vegetais.
O consumo constante do álcool juntamente com o vício do cigarro aumentam as chances de a mulher sofrer com o câncer de mama, por este motivo, modere na ingestão de bebidas e procure ajuda para deixar o tabaco. Outra forma de combater o câncer de mama é realizar a amamentação no mínimo seis meses, já que a grande parte dos especialistas afirma que as mães que seguem esta orientação diminuem os riscos de desenvolver a doença. Há também a terapia de reposição hormonal, a qual é um fator que aumenta as chances do aparecimento do câncer, sendo que as mulheres que necessitam ingerir hormônios que possuem progesterona para o controle dos sintomas da menopausa devem moderar a ingestão dos mesmos.
Fonte: http://www.blogdicas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário