DESCUBRA QUAL É O MELHOR LEITE PARA VOCÊ BEBER.
Na hora de comprar leite, você é daquelas que fica confusa diante de tanta opção? Este artigo vai ajudá-la a descobrir qual é o melhor tipo para você e para sua família.

AS VERSÕES:
– INTEGRAL: Como sugere o nome, é o leite mais encorpado de todos. Ele deve ter, pelo menos, 3% de gordura em sua composição.
– DESNATADO: Apresenta, no máximo, 0,5% de gordura. è indicado para quem faz regime, pois é o tipo de leite mais magro de todos.
– SEMIDESNATADO: É a versão que fica entre o integral e o desnatado. O semidesnatado tem, no máximo, 2,9% de gordura.
OS TIPOS:
– TIPO A: É o leite extraído em ordenhadeiras mecânicas, em uma granja leiteira, com um único rebanho. O leite é extraído e pausteurizado em seguida (veja os processos) e depois segue para ser envasado (colocado na embalagem). É o leite que possui a menor quantidade de microorganismos.
– TIPO B: Também é extraído por ordenhadeiras mecânicas. A diferença é que o leite é processado e envasado na fábrica. O leite cru pode ficar armazenado no produtor por 48 horas, em temperatura igual ou abaixo de 4°C. Ele tem mais microorganismo do que o tipo A.
– Tipo C: É o leite de menor qualidade. As vacas são ordenhadas manualmente. É o campeão de microorganismos. Deve sair do mercado em breve.
OS PROCESSOS:
Existem duas maneiras de processar o leite: a pasteurização e o método UHT (ultra high temperature, ou temperatura ultra alta). Veja os detalhes:
– PASTEURIZAÇÃO: ela foi desenvolvida pelo químico francês Pasteur, no século XIX. O leite é colocado num aparelho, o pasteurizador, que eleva a temperatura até 75°C, por cerca de quinze segundos. Esse processo mata os microorganismos causadores de doenças. Em seguida, o leite é resfriado e segue para o envasamento.
– VANTAGEM: Preserva vitaminas e lactobacilos (bactérias benéficas ao nosso organismo) presentes no leite.
– DESVANTAGEM: O pequeno prazo de validade do produto, que é de, no máximo, cinco dias.
– UHT: O leite é aquecico a uma temperatura de até 150°C, durante quatro segundos. Depois, é resfriado a uma temperatura abaixo de 32°C. Em seguida, é embalado em uma caixinha que contém seis camadas de proteção. Uma delas, de alumínio, impede a passagem da luz, do oxigênio e de microorganismos.
– VANTAGEM: O tempo de validade, que chega a seis meses até a embalagem ser aberta.
– DESVANTAGEM: As altas temperaturas às quais o leite é submetido diminuem o seu valor nutricional.
Fonte: http://www.dicasecia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário