
Todo mundo sabe que a fritura é um tipo de alimento prejudicial para a saúde devido ao excesso de gordura insaturada, a qual se faz presente no óleo e também em determinados alimentos. No entanto, ainda são poucas as pessoas que deixaram a fritura de lado e passaram a substituí-las pelos grelhados principalmente devido à facilidade, ou seja, fritar é muito mais rápido e pratico para preparar um alimento. É desta forma, que muitas pessoas pensa, mas também as vezes fica difícil deixar de lado alguns alimentos saborosos e irresistíveis de lado, como por exemplo, a batata frita, amada por crianças e adultos. No entanto, se você está realmente em busca de uma vida mais saudável para você e para sua família é necessário que você passe a reduzir a fritura em sua casa, e a melhor forma de fazer isso é substituí-la pelo grelhado. Quer alguns motivos para que você faça esta troca sem culpa e até mesmo com maior estímulo? O primeiro fator a se ressaltado é a gordura da fritura, a qual prejudica o nosso organismo, enquanto os grelhados oferecem apenas vanta gens para o nosso organismo, como a preservação dos nutrientes do alimento e não há a absorção da gordura, algo que acontece com os alimentos fritos. Além disso, nas frituras, os alimentos já possuem certa quantidade de calorias e juntamente com o óleo, os fritos passam a ter um valor calórico extra, o que pode fazer com que os quilinhos indesejados comecem a aparecer e fazer com que os ponteiros do nível do mau colesterol comecem a subir.
Quando um alimento é colocado no óleo em certa temperatura, o mesmo fica desidratado e assim ocorre a perda de nutrientes, enquanto isso não acontece com os alimentos grelhados. Quais são os alimentos que você pode preparar sem fritá-los? Existe uma grande diversidade de alimentos para compor uma dieta mais saudável e balanceada, como por exemplo, frango e peixes, os quais devem ser cortados finos, sendo que para prepará-los, basta dar uma pincelada de óleo ou de azeite de oliva para evitar o ressecamento, e para dar sabor acrescente ervas. Quando bem preparados, os alimentos além de se tornarem mais saudáveis e menos calóricos, estes também podem se tornar mais saborosos e suculentos, como é o caso da carne, sendo que para o preparo de bifes, por exemplo, é indicado que você faça bifes de pelo menos dois centímetros de altura, pois quando muito finos podem passar do ponto e enquanto grosso, podem ficar mal passados.
No entanto, saiba que não é necessário riscar de vez a fritura de seu cardápio, principalmente as delícias que este tipo de preparo oferece, mas é indicado que você modere a ingestão de alimentos através da fritura. Desta forma, fique atento quanto à quantidade e a forma que você ingere alimentos fritos. De acordo com especialistas, as frituras podem fazer parte de nossa dieta no máximo vez por semana em nossa dieta, principalmente se você deseja controlar o peso e manter a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário