TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, FORMATAÇÃO, LIMPEZA, CONFIGURAÇÃO, GRAVAÇÃO DE DADOS EM CD E DVD, AULAS, CURSOS, CONSULTORIA, ETC... "ORÇAMENTO GRATUITO" - FONE: (51)81949693 - E-MAIL: rogbrum@terra.com.br

Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Como reduzir a gordura corporal

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é o completo bem-estar e desenvolvimento pleno das potencialidades físicas, sociais, pscio-emocionais, e não apenas a ausência de doenças. Contudo, a obesidade e o sobrepeso são considerados transtornos relacionados à saúde, sendo a obesidade um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Para se ter uma ideia, no Brasil há 5% das crianças de até 14 anos com peso excessivo e que contam com maior probabilidade de desenvolverem hipertensão arterial na fase jovem ou adulta. Desta forma, é válido ressaltar que este problema não está associado apenas a pessoas adultas e de um único sexo, muito pelo contrário, tanto homens quanto mulheres podem sofrem com a obesidade, assim como as crianças.

Hábitos alimentares e a prática de atividades físicas proporcionam ao indivíduo uma vida mais saudável e evita o aparecimento de problemas relacionados ao excesso de gordura corporal. Por este motivo, são muitos os profissionais que solicitam aos seus pacientes a redução de gordura corporal, como fazer isso? Veja logo abaixo algumas dicas para que você consiga controlar o peso e consequentemente manter a boa saúde:

-Mastigue bem os alimentos: Você sabia que o estômago demora aproximadamente 20 minutos para liberar o hormônio CCK que envia a ‘mensagem’ ao cérebro para a produção da sensação de saciedade? Assim, mastigar bem os alimentos pode sim ajudar no emagrecimento, já que mastigando mais você comerá pouco até a sensação de saciedade vir a tona, isto é, estômago enviar a mensagem de saciedade para o cérebro. Assim, evita que você ingira mais alimento, consequentemente evita-se o exagero.

-Faça de 5 a 6 refeições ao dia: Dividindo suas refeições diárias, além do seu volume, você fará com que seu metabolismo aumente cerca de 20%.

-Ingira alimentos que são fontes de fibras: Alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos integrais (biscoitos, macarrão, arroz, granola, pães, aveia) são fibras que dificultam a absorção de carboidratos e gordura, o que é ótimo para o metabolismo.

-Cuidado com o carboidrato, principalmente à noite: Doces, pães, massas e outros alimentos não precisam ser excluídos de sua rotina diária, no entanto, é indicado que você redobre a atenção em relação a sua quantidade. À noite, o nosso metabolismo encontra-se próximo do repouso, fazendo com que o mesmo necessite de alimentos com menor quantidade e energia, assim a ingestão de alimentos ricos em carboidratos resultam no acúmulo de gordura. Desta forma, a dica fica para não jantar muito tarde e fazer com que esta refeição seja menos farta que o almoço.

-Faça o consumo de pelo menos 4 porções de frutas: As frutas além de serem fontes de minerais, vitaminas, fibras e fitoquímicos, elas possuem frutose, a qual é responsável para reduzir a vontade de comer doces.

-Evite a ingestão de guloseimas: As denominadas calorias vazias, isto é, as guloseimas são alimentos que são ricos em calorias e com pouquíssima quantidade de nutrientes. Desta forma, evite refrigerantes, doces, balas, bebida alcóolica e outros. Lembre-se de que pelo fato de ser riquíssima em calorias, o corpo usa uma parte como fonte de energia e a outra parte é acumulada como forma de gordura no corpo.

-Evite o consumo de gordura animal: Este é o tipo de gordura ruim mais comum e mais consumida, assim evite ingerí-la para evitar problemas de saúde e o acúmulo de gordura corporal. Desta forma, remova a pele do frango, a gordura aparente das carnes, diminua a ingestão de ovos, de manteiga, e ainda substitua os laticínios integrais pelos desnatados.

-Olho nos rótulos: Os rótulos dos alimentos sempre trazem informações importantes sobre o alimento que você vai consumir, assim, na hora da compra opte pelos alimentos que possuem menor quantidade de sódio, calorias e gorduras.

Fonte: http://www.blogdicas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...