Atualmente aquela famosa desculpa de que ‘aconteceu’ não pode ser mais utilizada pelas mulheres, já que existem diferentes métodos contraceptivos que evitam a indesejada gravidez, principalmente entre as jovens. A evolução dos métodos contraceptivos está realmente em ritmo intenso, pois após a criação da famosa pílula anticoncepcional, muitos outros métodos foram desenvolvidos com a finalidade de proporcionar a mulher maior eficácia e praticidade, visando principalmente à saúde de cada uma, novos anticoncepcionais foram criados. Verificando que certas mulheres não conseguem se adaptar a um método, por exemplo, temos mulheres que são intolerantes aos hormônios presentes no anticoncepcional, por este motivo, são indicados outros métodos. Desta forma, devido à grande diversidade de métodos contraceptivos existentes no mercado é possível que toda e qualquer mulher consiga controlar a quantidade de filhos tendo ou não uma vida sexual ativa, sendo que além de contar com estes métodos, há também os preservativos que também evitam, assim como camisinha que evita a gestação indesejada e ainda evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Mas a novidade do momento é método contraceptivo denominando de adesivo anticoncepcional, mas tendo o nome de adesivo Ortho Evra, este é um adesivo que é ‘colado’ na pele e que libera hormônios estrogênios e progestina na circulação sanguínea da mulher. É colocado a cada semana um novo adesivo, sendo que se deve seguir a sequência de três semanas, já que na quarta a sua utilização deve ser interrompida devida menstruação. De acordo com especialistas, o adesivo é 99% eficiente na prevenção de gravidez, no entanto, a sua eficácia é reduzida para as mulheres que tenha peso superior a 90kg. Na verdade, pode-se dizer que existem vantagens e desvantagens de utilizar este método contraceptivo, sendo que a sua utilização é realizada durante três semanas devida a pausa por causa da menstruação, e como benefício podemos destacar os hormônios que infiltram diretamente a corrente sanguínea através da pele, o que evita o desconforto e efeitos colaterais que geralmente aparecem com o uso dos anticoncepcionais convencionais. O interessante é que o adesivo anticoncepcional pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, é à prova d’água, mas é um pouco trabalhoso para removê-lo.
Uma das grandes desvantagens do adesivo anticoncepcional é o seu preço, o qual é muito elevado principalmente quando comparado com os outros métodos anticoncepcionais, já que varia entre 40 a 65 reais, podendo variar de acordo com o estabelecimento, como farmácia e drogarias. No entanto, se você possui condições financeiras de substituir o seu atual anticoncepcional, não pense duas vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário