O titulo de Eleitor é um documento de grande importância para todo e qualquer cidadão, assim como a carteira de trabalho e a carteira de identidade, sendo um documento de simples obtenção, até porque na atualidade as pessoas podem realizar a sua inscrição e solicitação do mesmo através da internet, ou melhor, através do site oficial Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm). No site é preciso que você preencha o formulário de inscrição informando corretamente todos os seus dados, além de escolher o local de votação dentre os disponíveis e em breve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa em até cinco dias corridos com alguns documentos em mãos, como:
-RG original ou certidão de nascimento ou casamento, sendo que é válido lembrar que não serão aceitos Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e novo modelo de passaporte pelo fato de ambos não conterem a nacionalidade/naturalidade e filiação.
-Comprovante de endereço, podendo ser apresentada uma conta de luz, conta bancária, conta de telefone e outros, desde que tenha o nome e endereço, e claro, seja recente.
-Comprovante de quitação do serviço militar, para homens com idade entre 18 a 45 anos.
Saiba que a emissão do Título de Eleitor é realizada na hora, já que em todos os municípios do Estado estão contando com a implementação do sistema ELO, o qual proporciona a emissão do documento na hora. No entanto, caso você por algum motivo não queira solicitar o Título de Eleitor através da internet, então, a única alternativa é procurar o Cartório Eleitoral mais próximo de sua casa munido da carteira de identidade ou certidão de nascimento, e com uma comprovantes de endereço, assim como já citado logo acima. É importante lembrar que o Título de Eleitor só pode ser retirado através do cartório em que você solicitou o documento, desta forma, não queira receber o Título de Eleitor através dos Correios.
Caso você não tenha tempo disponível para fazer o seu Título de Eleitor, saiba que você o direito de faltar ao trabalho com a finalidade de solicitar o documento, assim é preciso que você avise o empregador e peça dispensa, tal atitude é permitida pela legislação trabalhista. Além disso, é importante que você fique atento aos prazos para solicitar o seu Título de Eleitor, pois há prazo para que você possa fazer o seu, sendo que no ano em que não há eleição, a inscrição eleitoral e transferência podem ser pedidos a qualquer momento, mas em ano eleitoral, estes só podem ser solicitados com até 150 dias antes da eleição. Por isso, esta história de deixar para depois não funciona muito bem, por isso, procure tira seu Título de Eleitor e evite aborrecimentos, até porque em ano eleitoral a quantidade de pessoas para tirar o documento é maior, já que brasileiro deixa tudo para a última hora.
Fonte: http://www.blogdicas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário