Os carrapatos além de proporcionar um grande incômodo nos cães devido à coceira resultante a uma reação alérgica, a infestação de carrapatos também pode causar anemia e ainda transmitir doenças, como a Erlichiose e a Babesiose. Contudo, a anemia pode ser resultado após a infestação dos carrapatos, depois da primeira vez que o carrapato de alimenta do sangue do animal, assim como em relação as doenças, e para estar não é necessário uma grande quantidade destes parasitas, pois as vezes apenas um ou até mesmo dois carrapatos estão carregando as formas infectantes dos protozoários causadores de tais doenças. Desta forma, o controle do carrapato de faz necessário e deve ser rápida para garantir a saúde do animal, onde quando o animal apresentar alguns sintomas, como febre, mucosas pálidas e falta de apetite, saiba que é motivo para levar o animal ao veterinário para que seja realizado um exame de sangue para a detecção da Babesia ou da Erlichia, sendo ambas tratadas quando diagnosticada a tempo.
São muitos os proprietários de animais, como cachorro que procurar saber de uma forma ou técnica para evitar que o cão pegue o carrapato, no entanto, estes não sabem que não existe um esquema ou maneira de como prevenir, sendo que se o animal freqüenta ambientes infestados de carrapatos, certamente irá pegá-los. Desta forma, fique atento em regiões com vegetações, como sítios e fazendas, os quais são os lugares mais comuns em que são encontrados os carrapatos. Mas o problema da presença de carrapatos não se faz somente nestes ambientes, já que muitos animais que habitam residências, quintais e até mesmo apartamentos sofrem com o parasita, e isso certamente é resultado de uma infestação durante um passeio em praças ou parques.
Então, como combater o carrapato? Da mesma forma para com as pulgas, o carrapato não é um problema apenas do animal, mas também do ambiente, assim o parasita desde o início de sua vida, ou seja, desde larva até a fase adulta são muito resistentes, e combatê-los não é tão fácil. Mas para a sua felicidade, os carrapatos do animal podem ser removidos com banhos carrapaticidas, no entanto, atenção já que estes não podem exterminá-los por completo. Assim, a aplicação de medicamento tópicos podem solucionar o problema. Mas o combate ao carrapato não se limita apenas ao banho e aplicação de medicamentos no animal, pois os carrapatos colocam seus ovos em frestas de paredes, pisos e vegetação, assim todos os lugares em que o animal frequenta deve ser tratado. Desta forma, um combate eficaz contra o carrapato consiste em:
-Banhos carrapaticidas, e quando a infestação é grande, repetir banhos a cada 15 dias.
-Animais de pelos longos devem ser tosados nas épocas mais quentes do ano, pois o calor e umidade são ambientes propícios para o parasita.
-Utilizar produtos carrapaticidas de longa durabilidade, seja em spray ou em gotas, os quais devem respeitar o critério do médico veterinário.
-Aplicar carrapaticidas no ambiente e se possível fechar todas as frestas existentes no quintal, ou melhor, no ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário