Enviar a mensagem por e-mail Dê a sua opinião! Partilhar no Twitter Partilhar no Facebook
Muitas vezes inventamos mil desculpas para não fazer certas tarefas ou para não parar o que fazemos de errado. Se você é um fumador inveterado e já pensou em abandonar o tabaco de vez mas ainda não ganhou coragem, conheça esta lista de 10 desculpas que os fumadores, geralmente, usam para não desistir do tabaco:
1. Fumar pouco não prejudica a saúde
Apesar de se fumar pouco as hipóteses de ter problemas cardiovasculares multiplicam. Especialistas dizem que fumar mais de 3 cigarros por dia é um perigo.
2. Vou ficar nervoso ou irritado se deixar de fumar
Existem muitas maneiras de compensar a falta de nicotina como os adesivos, pastilhas de mascar e há várias opções para ajudar as pessoas a parar de fumar.
3. Um fumador será sempre um fumador
Esta é uma crença sem sentido pois quando você quiser mudar mesmo ela pode prejudicá-lo a atingir esse objetivo, neste caso pode-se recorrer a ajuda profissional (hipnoterapia, por exemplo).
4. Vai-me sair caro ir ao médico
A longo prazo vai-lhe sair mais caro depois de gastar tanto dinheiro em maços de cigarros e futuros problemas médicos que virão como resultado do tabagismo.
5. Só perco uns dois anos
Pode ser mais do que apenas um par de anos, porque a vida não é apenas a idade em que vivemos, mas a QUALIDADE com que vivemos. Viver uma vida produtiva, sem stress, onde possamos sair para passear e gozar a vida com a família é tudo o que almejamos e queremos desfrutar.
6. É melhor porque só fumo cigarros light
Muitos fumadores que fumam cigarros light fumam mais quantidade e inconscientemente inalam mais fumo para compensar a falta de nicotina. Além disso, os testes feitos sobre estes cigarros são feitos por máquinas que registam os fumos, mas não levam isto em conta.
7. O cancro não quer nada comigo
A maioria das pessoas acredita que as doenças graves nunca as atingirão, talvez baseando-se na falsa ideia de que estas doenças só acontecem às pessoas com má sorte ou com corpos fracos.
8. Se deixar de fumar fico mais doente
Muitas pessoas acreditam que se pararem de fumar ficam mais doentes, mas não é assim. Fumar faz com que os medicamentos sejam eliminados mais rapidamente do corpo. Se deixar de fumar passa-se o contrário e os efeitos secundários dos medicamentos duram mais tempo, por isso leva-se a pensar erradamente que se sente pior.
9. Parar de fumar leva tempo e esforço e não é uma mudança rápida
Lembre-se que o hábito é um costume que se torna tão entranhado e que leva mais tempo. E é por isso que estamos com preguiça ou medo de tentar mudá-lo. Mas nunca é tarde para o fazer e muito menos IMPOSSÍVEL.
10. Só faço mal a mim próprio
Desta lista de desculpas esta é a mais esfarrapada de todas, a de que fumar só faz mal a si próprio, mas não é assim. As pessoa que não fumam mas inalam o fumo do tabaco, também podem aumentar o risco de doença cardiovascular. E se pararmos de fumar só estamos a dar um exemplo às crianças.
Portanto, pense nestas desculpas e não acrescente mais nenhuma a esta lista. Não vale a pena, não acha? Decida a sua vida hoje e opte por uma vida saudável. Diga adeus aos cigarros e abrace uma nova vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário