A alimentação é considerada saudável apenas quando é variada e controlada, a qual previne deficiências nutricionais e protege o organismo de doenças infecciosas devida a grande quantidade de nutrientes que proporcionam a melhora da defesa do organismo. Os nutrientes são nada mais do que componentes químicos encontrados facilmente em diferentes alimentos e possuem funções específicas, mas de forma associável são divididos em macronutrientes (lipídeos, proteínas e carboidratos) e micronutrientes (sais minerais e vitaminas). De maneira geral, todos os grupos de alimentos, exceto os óleos, as carnes, as gorduras e o sal possuem carboidratos, podendo ser assim, simples e complexos. Em relação aos simples temos o mel e os açúcares, os quais não necessários para o organismo humano, sendo que mesmo sendo uma fonte de energia, os açúcares podem ser substituídos pelos carboidratos complexos, assim é recomendada a diminuição do consumo dos açúcares simples. Já os alimentos complexos estão geralmente presentes em cereais (milho, pão e arroz), raízes (inhame e mandioca), tubérculos (beterraba e batata), sendo estes que proporcionam grande importância quanto a energia para o organismo, assim é recomendada o consumo de 6 porções diárias deste tipo de alimento, o qual equivale a aproximadamente 60% do total de calorias ingeridas.
Além dos carboidratos, as suas alimentações também devem conter maior quantidade de fibras alimentares, sendo que em sua forma integral, é encontrada facilmente em alguns alimentos, como frutas, raízes, tubérculos, grãos, legumes e verduras, isto é, alimentos que fazem bem à saúde intestinal, diminuem as chances do aparecimento de doenças cardíacas e traz muitos outros benefícios. Para ter uma alimentação saudável é preciso controlar a quantidade de fibras, sendo que além de serem fontes de fibras, as frutas, os legumes e verduras são ricos em vitaminas e minerais, sendo que se fazem necessários em nossas refeições pelo menos em 3 porções diariamente, mas é importante também que seja variado o consumo destes alimentos.
As proteínas de origem vegetal e de origem animal se fazem importante, mas uma é mais completa do que a outra, isto é, a origem animal conta com todos os aminoácidos que precisamos para o controle e crescimento do organismo. Além destes componentes, se faz necessária a ingestão de ferro, cálcio, gorduras, água, sal e a realização de atividade física, a qual previne o sobrepeso e traz muitos outros benefícios. Por isso, comece a controlar tudo que você come ou deixa de comer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário